Associe-se

Visualizar Imagem

CURSO GRATUITO: A IMAGEM DIGITAL NO CONTEXTO PESSOAL

“No momento que acho que aprendi o suficiente sobre uma coisa em fotografia imediatamente me cai na frente uma imagem ou um modo de fazer que me faz repensar tudo o que sei”. (JOÃO LUIZ MUSA, 2020)

 

Como fotógrafos, estamos sempre muito ocupados com os nossos clientes e projetos. Tanto, que um curso que se propõe a abordar A IMAGEM DIGITAL NO CONTEXTO PESSOAL poderia nos passar despercebido, como se fosse interessante apenas para quem não lida profissionalmente com a captura de imagens. Tempo é algo valioso e, com tantos eventos online acontecendo, uma leitura rápida provavelmente nos faria passar direto por ele.

 

No entanto, que privilégio termos acesso gratuito a um curso assim! Um curso onde diferentes profissionais competentes e experientes em suas áreas refletem sobre elementos como imagem, memória, tempo, registro e acervo.

 

O domínio de elementos técnicos e o acesso a um equipamento profissional costumam marcar a introdução de um iniciante na fotografia. Mas a evolução dos equipamentos democratiza cada vez mais o fazer fotográfico.

 

“Aquela época em que tirar fotos demandava um aparato caro e complicado —  o passatempo dos hábeis, dos ricos e dos obsessivos — parece, de fato, distante da era das cômodas câmeras de bolsos que convidam qualquer um a tirar fotos.” (SUSAN SONTAG, 1977)

 

Esta observação maravilhosa da SUSAN SONTAG foi escrita quando a fotografia digital ainda nem existia e demonstra bem como o fazer fotográfico está em constante mutação.
Em um mundo onde muitos podem registrar imagens, dominar o processo além da técnica pode ser um grande diferencial. Assim, um convite para uma reflexão guiada sobre temas atuais e outros atemporais relacionados à fotografia é sempre muito bem-vindo.

 

A IMAGEM DIGITAL NO CONTEXTO PESSOAL – SOBRE MEMÓRIA PESSOAL E COLETIVA NA ATUALIDADE foi uma série de nove encontros que ocorreram entre os dias 19 de maio e 14 de julho de 2020. Uma iniciativa do Instituto Moreira Salles que contou com convidados e profissionais do próprio IMS.

 

Para que você possa ter uma ideia melhor do conteúdo, seguem os temas abordados em cada dia. Mas, cabe ressaltarmos que ele é muito mais diverso e profundo do que os tópicos sugerem.

 

19/5 – INTRODUÇÃO

26/5 – ONDE ESTÃO TODAS AS FOTOGRAFIAS

5/6 – COMO ORGANIZAR MEUS MATERIAIS

9/6 – O QUE GUARDAR

16/6 – COMO DESCREVER MEUS MATERIAIS

23/6 – COMO ARMAZENAR MEUS MATERIAIS

30/6 – ACESSO ONLINE AOS MEUS MATERIAIS

7/7 – DO DIGITAL AO ANALÓGICO

14/7 – REPENSAR A CAPTURA

 

Clique aqui para assistir ao curso.

 

 

Escrito por Lili Figueiredo.

Imagem: Mathieu Fontaine.

 

 

Referências:

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Tumblr
LinkedIn