Publicada semestralmente pelo INSTITUTO MOREIRA SALLES, a nova edição da REVISTA ZUM acaba de ser lançada. Além da belíssima — e limitada — edição em papel, uma novidade: seu conteúdo está acessível gratuitamente online!
Trata-se de uma iniciativa extremamente válida — ainda que o formato não contribua para a melhor experiência de leitura possível — por ampliar o acesso ao conhecimento, sobretudo, na realidade atípica que estamos vivenciando. E tal como a realidade, a edição 18 da REVISTA ZUM apresenta temas fortes.
Na carta do editor, THYAGO NOGUEIRA sintetiza bem o enfoque da publicação: “a luta política também se dá no campo visual (…) estamos todos sob ataque, físico ou virtual, mas os corpos e as imagens resistem.”
De deepfake à violência contra mulheres, muitas ameaças que rondam a nossa sociedade estão presentes nesta edição. Reveladas, combatidas ou ressignificadas por meio da arte.
Outra qualidade deste lançamento é originar uma programação de eventos online que dialogam com o seu conteúdo. Os eventos serão gratuitos e estarão disponíveis no canal da REVISTA ZUM no YouTube. Conheça a programação:
05/08 — Sonda: um roteiro pelas fotomontagens de Ventura Profana.
12/08 — A performance da violência.
19/08 — Narciso e os cadernos de Hudinilson Jr.
Para acessar a versão online da ZUM #18, clique aqui.
Uma última dica: no site da ZUM também é possível acessar um sumário com todos os artigos de quase todas as edições da revista lançadas até o momento. E o melhor, alguns estão disponíveis gratuitamente para leitura! Clique aqui e descubra quais estão disponíveis.
Escrito por Lili Figueiredo.
Fotomontagem feita pela artista Ventura Profana.
Postado em: 31/07/2020
Nenhum comentário.