QUAL A ORIGEM DO DIA DO FOTÓGRAFO?

 

Na última sexta-feira, dia OITO DE JANEIRO, comemoramos o DIA DO FOTÓGRAFO, também conhecido como DIA NACIONAL DA FOTOGRAFIA!!!

 

Se em 19 DE AGOSTO, comemoramos o DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA, pois foi o dia em que a invenção do DAGUERREÓTIPO foi anunciada ao público, a comemoração de OITO DE JANEIRO também possui uma origem parecida.   

 

Em janeiro de 1840, um ano após o DAGUERREÓTIPO ser apresentado nas ACADEMIAS DAS CIÊNCIAS E DAS BELAS ARTES, em PARIS, foi anunciada a chegada do primeiro DAGUERREÓTIPO ao RIO DE JANEIRO. 

 

Vindo de navio, foi apresentado pelo francês LOUIS COMPTE a DOM PEDRO II, que acabou se tornando um usuário assíduo da invenção, contribuindo para a sua propagação nas classes mais privilegiadas. 

 

Assim, janeiro tornou-se um mês importante para a fotografia nacional, tal qual  agosto para a fotografia mundial.  

 

Respondida a questão principal, cabe falar um pouco mais sobre a importância de DOM PEDRO II para a fotografia nacional. 

 

“Dom Pedro II foi um entusiasta da fotografia, seja como mecenas seja colecionador. Foi o primeiro brasileiro a possuir um daguerreótipo, e, provavelmente, o primeiro fotógrafo nascido no Brasil. Devido ao seu interesse no assunto, implantou e ajudou decisivamente o desenvolvimento da fotografia no país.”

 

O texto citado pertence ao portal BRASILIANA FOTOGRÁFICA, uma importante iniciativa da FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL e DO INSTITUTO MOREIRA SALLES, que visa a preservação e a divulgação de documentos históricos. 

 

Veja 3 fotos deste período inicial da FOTOGRAFIA NO BRASIL!

 

LOUIS COMTE. VISTA PARCIAL DO MERCADO DA PRAIA DO PEIXE, RIO DE JANEIRO, 16/1/1840, DAGUERREÓTIPO, 7 X 9 [8,3] CM [1/6 PLACA]. ARQUIVO GRÃO PARÁ, PETRÓPOLIS, RJ – REPRODUÇÃO

 

IGREJA CATHOLICA DA RUA DA TELHEIRA, 1866. FOTOGRAFIA EM PAPEL ALBUMINADO POR LOUIS NIEMEYER. ACERVO FBN, COLEÇÃO D. TERESA CRISTINA MARIA.

 

BUVELOT & PRAT. DAGUERREÓTIPO DE DONA TERESA CRISTINA, 1852. RIO DE JANEIRO, RJ / ACERVO IMS

 

 

Escrito por Lili Figueiredo

Foto principal: MARC FERREZ. RETRATO DE DOM PEDRO II, C. 1885. RIO DE JANEIRO, RJ / ACERVO IMS

 

 

Referências:

SILVA , Shirley. A produção de daguerreótipos no Rio de Janeiro (1840-1850). 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

 

WANDERLEY, Andrea. Os 180 anos do invento do daguerreótipo – Pequeno histórico e sua chegada no Brasil. Brasiliana Fotográfica: 2019. Disponível em: http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=louis-compte. Acesso em: oito de janeiro de 2021. 

 

WANDERLEY, Andrea. Dom Pedro II ( RJ, 2/12/1825 – Paris, 5/12/1891), um entusiasta da fotografia. Brasiliana Fotográfica: 2016. Disponível em: http://brasilianafotografica.bn.br/?p=7183. Acesso em: oito de janeiro de 2021. 

 

Postado em: 13/01/2021



Comentarios

Nenhum comentário.

Comente aqui