TRAJETÓRIA FOTOGRÁFICA DE LUIZ MARIGO FOI TEMA DE ENCONTRO NO PARATY EM FOCO 2020

 

O PARATY EM FOCO realizou recentemente a sua 16.ª edição. Neste ano tão atípico, uma grande parte da programação do FESTIVAL aconteceu de forma virtual. 

 

Se, por um lado, o evento presencial não teve a dimensão que as outras 15 edições tiveram, por outro, nos acostumamos com uma outra forma de conteúdo. Uma forma que nos permite ter acesso à parte da programação de um evento mesmo não participando presencialmente dele.  

 

Diversos vídeos dos ENCONTROS do PARATY EM FOCO 2020 ainda estão disponíveis para serem assistidos. Entre eles, há um bem especial. O vídeo de uma conversa sobre o fotógrafo e ambientalista LUIZ CLAUDIO MARIGO (1950–2014).

 

O ENCONTRO reuniu um dos seus filhos, o também fotógrafo VITOR MARIGO com o jornalista e fotógrafo SÉRGIO BRANCO, editor da revista FOTOGRAFE MELHOR. Além de amigo, BRANCO também trabalhou por muito tempo com LUIZ MARIGO. Juntos, chegaram até a ganhar um JABUTI em 2011 com o livro FOTOGRAFIA DE NATUREZA: TEORIA E PRÁTICA.

 

A proximidade dos dois com o fotógrafo deu o tom ideal para uma conversa sobre legado e memória. A cada história contada por eles, ficamos querendo conhecer ainda mais sobre MARIGO, um dos pioneiros da fotografia de natureza no Brasil. 

 

Outro ponto bacana do vídeo é mostrar fotos que dialogam com as histórias contadas. Além de diversos registros incríveis, vemos também os bastidores de alguns registros do fotógrafo.  

 

LUIZ MARIGO começou a fotografar a natureza brasileira em uma época em que ela havia sido pouco fotografada. Sua missão era mostrar para o povo brasileiro como era a natureza do seu país. Acreditava que a preocupação com a conservação vinha a partir do amor e, o amor, a partir do conhecimento.  

 

Assim, mesmo tendo ganhado o prêmio mais importante de fotografia de natureza do mundo, participado da criação de uma reserva ambiental, publicado livros com grandes autores como CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, feitos que poderiam subir o conceito de sucesso de qualquer um, ele ainda sentia um prazer imenso de ter suas fotos nos cards do chocolate SURPRESA da NESTLÉ. O chocolate fez com que as suas fotos tivessem um alcance imenso, sendo uma importante contribuição para a consciência ecológica de uma geração em formação. 

 

Clique aqui para conhecer todas as histórias presentes no vídeo VITOR MARIGO E SÉRGIO BRANCO — ENCONTROS PEF 2020. 

 

 

Imagem: Luiz Marigo

Escrito por Lili Figueiredo

 

Postado em: 30/10/2020



Comentarios

Nenhum comentário.

Comente aqui