HOJE: LANÇAMENTO DO LIVRO DIAS DE SOLIDÃO

 

Venha prestigiar o lançamento do livro coletivo DIAS DE SOLIDÃO! O evento contará com a participação dos autores e acontecerá hoje, às 20h, no nosso canal no YouTube! 

 

A ideia do projeto surgiu em maio e foi ganhando forma ao longo do ano de 2020. O livro foi produzido pela FOTOTECH e reúne fotos de 23 fotógrafos associados, de 7 estados diferentes do BRASIL.

 

Na obra, mostramos o ponto de vista de cada um deles sobre o isolamento social (que, infelizmente, ainda vivemos) em decorrência da pandemia do COVID-19. As fotos foram feitas naquele período inicial da quarentena, onde o confinamento foi mundialmente mais rígido, e ainda estávamos tentando compreender aquela nova, e assustadora, realidade.  

 

Janeiro, fevereiro, início de março de 2020. As notícias estavam lá, mas vinham de lugares que nos pareciam ainda muito distantes. Nossas vidas seguiam cheias de planos para o ano que acabara de começar, não nos preocupamos muito. Até que, em meados de março, tudo mudou: fomos também atingidos.  

 

Inicialmente, ficamos desnorteados tentando entender quem era aquele inimigo que nos golpeara tão forte. Um inimigo que subitamente nos tirou as certezas que tínhamos para os próximos dias. Dias que ainda não sabíamos, mas virariam meses.

 

Quarentena. Distanciamento social. Confinamento. Medo. Saudade. Luto. 

 

Como na canção Esquadros de Adriana Calcanhotto, a vida (ainda mais) pela tela, pela janela. Nunca o nosso controle foi tão remoto sobre tudo. Quem somos? Passamos a descobrir pela casa, enlouquecendo no caminho entre um cômodo e outro. Contemplando os mesmos objetos que antes víamos de relance. Maratonando tédio, acumulando funções. Procurando, nas atividades possíveis, escapar do peso das preocupações que nos encarceravam. 

 

Com o tempo, incorporamos novos hábitos e cuidados. As frestas foram ficando maiores, as saídas, mais frequentes. Pequenas fugas de uma realidade ainda bem longe da ideal. Com sorrisos ainda escondidos atrás das máscaras,  seguimos como as águas de um rio desgastando as pedras do caminho. É preciso ter paciência, mas o letreiro do cinema dá o recado: vai passar! 

 

DIAS DE SOLIDÃO possui a curadoria de ADRIANO ABBUD, tratamento das imagens feito por CLICIO BARROSO e edição realizada pela EDITORA ORIGEM, especializada em fotolivros.  

 

Clique aqui para adquirir o seu!

 

  

  

Escrito por Lili Figueiredo.

 

Postado em: 20/01/2021



Comentarios

Nenhum comentário.

Comente aqui