AS FOTOGRAFIAS ICÔNICAS DE HARRY BENSON

Pense em uma pessoa que era mundialmente conhecida na segunda metade do século passado. Pensou? É bem provável que ela tenha sido fotografada pelo escocês Harry Benson.  

Já é uma longa lista se mencionarmos apenas presidentes e primeiras damas. Como quem busca registrar um pássaro raro, até a reclusa Greta Garbo foi fotografada por ele. Mas entre tantas fotos, algumas relacionadas aos Beatles se sobressaem. Uma guerra de travesseiros entre os seus integrantes. Eles brincando com o boxeador Muhammad Ali . Um retrato do sentimento de incredulidade dos fãs com a morte do ídolo John Lennon. O assassino do músico na prisão.

Harry Benson fotografou personalidades gigantescas em suas áreas, além de registrar diversos acontecimentos históricos. A impressão que temos a partir das suas fotografias, é que o fotógrafo era onipresente. Registrava todos os pontos de vista, estava em todos os lugares. 

E, de fato, ele procurava sempre estar.

Como um bom fotojornalista, fazia o que fosse preciso para fotografar acontecimentos relevantes. Mais do que isso, conseguia registros impactantes dotados de uma personalidade própria mesmo em momentos repletos de sofrimento. Fotografava em momentos difíceis com a destreza de um médico operando um paciente. Alguém que sabe o que precisa ser feito naquele momento e faz, colocando sempre a fotografia em primeiro lugar. Nas suas palavras, que eu falhe amanhã, não hoje. 

Mas em oposição a frieza técnica que se manifestava em momentos de tensão, o carisma de Benson lhe abriu muitas portas. Ele conseguiu criar proximidade com personalidades reservadas, tornando-se, frequentemente, amigos dos fotografados. E por confiarem nele, aceitavam ousar mais. Assim, Benson tornou-se um mestre em criar cenas espontâneas e inusitadas que também eram elegantes e agradáveis ao olhar. 

Quer saber mais sobre o fotógrafo? Assista a Harry Benson: Shoot First, um documentário que destaca a diversidade da sua grandiosa produção fotográfica. É muito interessante descobrir as histórias por trás das suas icônicas fotografias, seja através do depoimento do próprio Benson ou dos depoimentos de muitos dos seus ilustres fotografados e de pessoas próximas a eles. 

O documentário foi lançado em 2015 e está disponível na plataforma de streaming Netflix.

 

Postado em: 10/04/2020



Comentarios

Nenhum comentário.

Comente aqui