CONHEÇA O PROJETO PLYWOOD DO FOTÓGRAFO ANDRÉ CYPRIANO

 

“Por fim, o resultado mais extraordinário da atividade fotográfica é nos dar a sensação de que podemos reter o mundo inteiro em nossa cabeça”. (SUSAN SONTAG, 1977)

 

Quando a pandemia começou, o fotógrafo ANDRÉ CYPRIANO passou a percorrer ainda mais as ruas de NOVA YORK em busca de fachadas que seriam ocultadas por novas construções. Com as ruas desertas, ficou mais acessível todo o processo de deslocar-se em seu skate elétrico, encontrar e fotografar esses recortes. E foi se dedicando a este projeto que ele acompanhou importantes mudanças que ocorreram na cidade durante o mesmo período. Assim, outro projeto nasceu e, como a cidade, se transformou ao longo do caminho. 

 

A morte de GEORGE FLOYD gerou consternação e manifestações em muitos países. O ex-segurança negro foi asfixiado por um policial branco em 25 de maio em MINNEAPOLIS, ESTADOS UNIDOS. Com muitos protestos acontecendo, muitas fachadas foram tomadas por tapumes que, posteriormente, foram usados como telas por muitos artistas para manifestarem o seu repúdio aos constantes assassinatos de pessoas negras por policiais brancos. 

 

O projeto PLYWOOD começa com o olhar de ANDRÉ CYPRIANO para as madeiras que cercam as construções. Com a pandemia e os protestos, ele percebe e registra as madeiras que possuem o intuito de protegerem os estabelecimentos fechados. Mais adiante, ele passa a registrar também as intervenções feitas por artistas nessas madeiras de proteção. 

 

Muitas são as qualidades do projeto. Atento às tranformações da cidade, a partir de intervenções temporárias nas fachadas dos edifícios, CYPRIANO conseguiu captar com maestria o sentimento coletivo de uma sociedade em um intenso momento histórico.

 

Além de todo o valor documental, possivelmente por já estar profundamente envolvido com um projeto similar, o olhar do fotógrafo estava bem treinado para fotografar de forma atraente e harmônica um tema difícil e que logo não seria mais possível de ser registrado. O resultado é uma coleção consistente de imagens de grande impacto visual.  O trabalho também possui o grande mérito de preservar o trabalho de outros artistas e as mensagens presentes em suas criações. 

 

Quer conhecer mais sobre o projeto PLYWOOD? Veja o vídeo do bate-papo que rolou na última edição do PARATY EM FOCO com o crítico JUAN ESTEVES, curador do FESTIVAL, e o fotógrafo ANDRÉ CYPRIANO.

 

Para assistir ao vídeo, clique aqui

 

 

Escrito por Lili Figueiredo

Imagem: André Cypriano

Postado em: 18/12/2020



Comentarios

Nenhum comentário.

Comente aqui